Nome: As Crônicas dos Kane - A pirâmide vermelha
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Rick Riordan, famoso autor da série Percy Jackson e Os Olimpianos, decide focar, em sua nova série, na mitologia egípcia.
Sim, na nova série (As Crônicas dos Kane), o autor decide focar na mitologia egípcia. Carter e Sadie são irmãos, mas só se encontram duas vezes ao ano, isso tudo porque desde a morte da mãe deles cada um ficou sob posse dos avós (no caso de Sadie) e com o pai, Julius Kane (o caso de Carter). A história começa a se desenvolver quando Julius e Carter vão fazer a visita de fim de ano a Sadie.
Julius durante toda a visita parece estar preocupado com algo, o que faz Sadie e Carter ficarem um pouco receosos, ainda mais depois que eles flagram o pai conversando com um homem misterioso e com uma conversa mais misteriosa ainda. A família Kane parte para o British Museum e com a promessa do pai de que ele vai consertar tudo, a vida dos irmãos começa a mudar drasticamente.
O pai ao tentar fazer uma espécie de feitiço desconhecido liberta cinco deuses da Pedra de Roseta (Set, Osíris, Ísis, Néftis e Hórus), um artefato do antigo Egito. Set, o deus vermelho, agora que está liberto tem o plano de destruir a América do Norte e ser o grande chefe de uma nova civilização que ele pretende criar. Agora resta para Carter e Sadie salvar a América das garras desse deus.Bem, tentei resumir o começo, porque muita coisa acontece no livro e eu não pretendo estragar a leitura de vocês. Para quem leu Percy Jackson vai gostar desse livro, o humor de sempre do Tio Rick está bem presente nesse livro. Acho até que ele é mais engraçado do que Percy, as discussões dos irmãos são hilárias.
Outro ponto positivo é a troca de narradores a cada dois capítulos. O livro vai mudando a visão e assim nós, leitores, não temos apenas uma perspectiva da estória. Confesso que prefiro as partes contadas por Sadie por que ela tem um humor mais ácido para contar as coisas.
Agora pontos negativos, alguns personagens lembram muito os de Percy. Sadie é irritante e chatinha como Annabeth, mas eu gosto muito das duas só para deixar claro; Carter tem a coragem e segue os mesmo pensamentos de Percy. Só ficou faltando um Grover, acho que o babuíno Khufu não se encaixa muito no perfil do Grover.
No geral o livro é bom, é engraçado e pode ser lido de maneira despreocupada, assim como são os livros do Tio Rick. O negócio é você se jogar de cabeça e entrar nesse "novo" mundo que o Tio Rick colocou em nossas mãos. E se você acha que esse mundo é novo, é melhor prestar atenção a chegada de Carter e Sadie no Brooklyn, eles farão uma referência a Percy.
O 2º livro da trilogia foi lançado no Brasil no ano passado e em breve tem resenha dele aqui no blog. :)
Eu quero muito ler alguma coisa do Rick, todo mundo fala dos livros deles, pela sua resenha esse parece ser bem legal, pena que tem a personagem irritante! Mas acho que irei ler Percy primeiro, para seguir uma ordem!
ResponderExcluirbeijos, Lu
http://lendoaoluar.blogspot.com.br/
Aconselho você a ler Percy primeiro mesmo. Percy é muito melhor, não que essa série seja ruim.
ExcluirSempre tem que ter a personagem chata, mas a Sadie é uma personagem chata legal, eu pelo menos gosto dela.
Obrigado por comentar :)
Junior Melo